sobre Goffredo Telles Junior

Mestre Goffredo era contra PM na Academia

Na noite de 22 de agosto de 2007, um grupo de alunos e integrantes de movimentos sociais invadiu a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Algumas horas depois, a Tropa de Choque da PM entrou na unidade da Faculdade para retirada dos manifestantes.

Em carta divulgada para a imprensa, o professor Goffredo da Silva Telles Junior comentou o fato, bem como a resposta dos estudantes, defendendo o espírito vigilantes dos acadêmicos na defesa da democracia.

"São Francisco

Acabei de ser informado de que os estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco repudiaram, com veemência, a presença da tropa de choque da PM em sua academia na noite de agosto de 22 de agosto. Vejo esse repúdio o eterno espírito vigilante dos acadêmicos na indefectível defesa dos altos princípios da democracia e dos direitos humanos.

Não posso deixar de abraçá-los por mais essa demonstração de idealismo e de beleza.

A verdade é que a alma dos filhos de nossa velha e sempre nova academia nunca tolerou a prepotência de quaisquer Poderes nos âmbitos de seus sagrados domínios.

Em lastimáveis equívocos pode incorrer quem se esquece dessa preciosa verdade."

Recentemente, em 2011, uma crise assolou novamente a USP. A propagação da violência, com sequestros, assaltos e furtos (culminando com a morte de um estudante em maio) acabou por gerar a presença dos policiais militares por todo o campus. No fim do ano, os estudantes manifestaram-se contra a PM na Cidade Universitária.