sobre Goffredo Telles Junior

A história de Goffredo Telles Junior na política nacional

Muito cedo o jovem Goffredo da Silva Telles Junior viu-se às voltas com os acontecimentos que mudariam o rumo da história brasileira. Filho de Goffredo Teixeira da Silva Telles, que foi vereador e depois prefeito da cidade de SP, o jovem Goffredo foi além das ideias políticas.

Em verdade, Goffredo da Silva Telles Junior envolveu-se ativamente em importantes lutas e exerceu cargos políticos em momentos cruciais da política tupiniquim. Nesse exercício, o Professor não hesitou em levar os ideais de liberdade, desenvolvimento e democracia aonde quer que fosse.

Deputado Federal Constituinte em 1946, “concentrou sua atuação na abordagem de questões referentes à organização do aparelho fiscal e tributário, na defesa da autonomia municipal e no combate doutrinário ao comunismo e ao PCB”, segundo consta em estudo de Sérgio Soares Braga. Nos anos seguintes, durante a legislatura 1946/1950, Goffredo proferiu discursos célebres e, porque não dizer, corajosos, enquanto deputado Federal.

O país ainda recuperava-se do choque do Estado Novo e suas arbitrariedades. Ainda assim, o Mestre das Arcadas refutou a doutrina marxista, julgando-a teoria ultrapassada ao proferir, diante de toda uma bancada comunista, verdadeira aula de princípios democráticos.

Os políticos ali presentes podiam discordar do pensamento goffrediano. Mas era impossível não prestar a devida atenção ao raciocínio tão bem externado pelo Mestre.