sobre Goffredo Telles Junior

Sorteio Especial - Semana Goffrediana

Para celebrar a Semana Goffrediana, os migalheiros poderão concorrer a obras do mestre Goffredo Telles Junior.

Terá prêmio durante toda a semana, sorteando duas obras distintas a dois migalheiros contemplados por dia. Já na sexta-feira, um sortudo será premiado com a coleção de obras do professor Goffredo.

Se cadastrando uma única vez, você concorre em todos os sorteios. Basta torcer para ser o grande premiado.

Confira as obras que serão sorteadas ao longo da semana :

"Estudos" (Juarez de Oliveira – 251p.). Em exposição sintética, o autor recapitula suas lições sobre o primeiro mandamento, a norma jurídica, a distinção entre autorizamento e autorização, as condições da validade das leis, a filosofia do Direito, os direitos humanos e difusos, a definição da Justiça, entre outros.

A obra trata de uma definição de princípios, sendo uma síntese enxuta do pensamento do autor, na área da Ciência do Direito.

"A sociabilidade própria dos seres humanos, a convivência norteada pelo bem-comum como condição do bem individual das pessoas, o regime da recíproca dependência, o sistema de direitos e deveres entrelaçados, tudo isto exige, como é óbvio, regulamentação adequada, ordenação congruente. Exige disciplinação racional."

"Carta aos Brasileiros - 1977" (Juarez de Oliveira – 95p.). O famoso documento de 1977 tornou-se marco decisivo no processo de abertura democrática no país. Na plena vigência do regime de ditadura militar, o professor Goffredo leu, no pátio da Faculdade de Direito da USP, diante da grande multidão de estudantes, de gente do povo, de altas personalidades e de jornalistas, sua "Carta aos Brasileiros".

"Pois bem, a ordem vigente no Brasil, fundada na doutrina da segurança nacional, era uma ordem política que nos era imposta pela força de um governo absolutista: uma ordem que não admitia contestação, que não tolerava oposição vitoriosa, e que se apoiava em aparelhos repressivos. Era uma ordem agressiva e constrangedora, cega para os Direitos Humanos – contrária à ordem democrática."

"Ética – Do Mundo da Célula ao Mundo dos Valores" (Juarez de Oliveira – 2ª edição – 277p.). A presente obra, dedicada à análise de comportamento humano, tem como objetivo primordial a investigação da liberdade ética. Com a descoberta da molécula do DNA, revelada pelos biólogos James Dewey Watson e Francis Harry Compton Crick na década de 50, Goffredo abriu-se para uma nova realidade.

"As revelações da física moderna e da nova biologia abriram o meu entendimento sobre a natureza da vida e me impuseram uma arejada revisão do velho problema de liberdade humana. Foi como renascer."

"A Criação do Direito" (Juarez de Oliveira – 2ª edição – 479p.). Sobre o fascinante enigma da liberdade, o professor Goffredo expõe, com clareza, o pensamento do paralelismo de Spinoza, do ocasionalismo de Malebranche e da harmonia preestabelecida de Leibnitz. Depois, o livro se detém na crítica de Kant e encerra esta parte com uma exposição meticulosa da descoberta de Bergson.

A obra finaliza com uma exposição sobre as razões e os sentimentos que determinam a criação da disciplina da convivência humana.

"De todos os fenômenos do universo, o que mais nos deve maravilhar é o da liberdade humana. Quando, no espaço e no tempo, desde o primeiro princípio até o último fim, e desde o ínfimo até o máximo dos seres, tudo se acha ordenado e dirigido, de um modo inflexível e fixo, variável e eterno, haverá realmente lugar para o que os humanos denominam 'sua liberdade'?"

"Palavras do Amigo aos Estudantes de Direito" (Juarez de Oliveira – 167p.) é parte de uma coleção de cinco dissertações proferidas pelo professor Goffredo para grandes grupos de estudantes de Direito, em visita ao mestre.

O texto, revisto pelo professor, conversa toda espontaneidade da explanação oral. Tratando-se de demonstrações da importância do curso de Direito e do valor da disciplina da convivência humana, são também expostas matérias de revelações de conhecimentos básicos e consequente sublimação da cultura do verdadeiro jurista.

"De fato, a convivência é uma imposição da nossa natureza. O ser humano é social por natureza. É um animal político, já ensinava Aristóteles. É um animal destinado a viver na 'polis' – na cidade, ou seja, na sociedade."

"O Povo e o Poder" (Juarez de Oliveira – 2ª edição – 128p.). Para projetar metas e programar mudança, a obra propõe a criação de um novo órgão, uma assessoria ilustre, totalmente apartidária, ligada diretamente ao presidente da República.

É apresentada soluções realistas da democracia participativa, em que os grupos sociais são reconhecidos como centros naturais de irradiação normativa. Tais centros, verdadeiras Instituições Representativas, teriam o direito de apresentar projetos de lei ao Congresso Nacional.

"Mudar! Mudar a filosofia do governo! Abandonar mitos e ficções! Abandonar a democracia do 'faz de conta'. Dar vida ao princípio constitucional de que 'Todo o poder emana do povo e em seu nome é exercido'."

__________

__________

Ganhadores

1º dia de sorteio (11/05) :

Letícia dos Reis Messias, de São Bernardo do Campo/SP, ganhou a obra "Estudos" (Juarez de Oliveira – 251p.).

Manoel Gonçalves, advogado em Espírito Santo do Pinhal/SP, ganhou a obra"A Criação do Direito" (Juarez de Oliveira – 2ª edição – 479p.).

2º dia de sorteio (12/05) :

Pedro Borges, advogado em Caldas Novas/GO, ganhou a obra "Carta aos Brasileiros - 1977" (Juarez de Oliveira – 95p.).

Nathalia Stefany Rodrigues Oliveira, de Campo Grande/MS, ganhou a obra"Ética – Do Mundo da Célula ao Mundo dos Valores" (Juarez de Oliveira – 2ª edição – 277p.).

3º dia de sorteio (13/05) :

Arnaldo Bezerra Chagas, advogado em Niterói/RJ, ganhou a obra "Palavras do Amigo aos Estudantes de Direito" (Juarez de Oliveira – 167p.).

Jollyanna Cardoso Gomes do Nascimento
, advogada em Cabo Frio/RJ, ganhou a obra "O Povo e o Poder" (Juarez de Oliveira – 2ª edição – 128p.).

4º dia de sorteio (14/05) :

Lucas Vitorino Medeiros e Silva, estagiário no TJ/SP, ganhou a obra "Carta aos Brasileiros - 1977" (Juarez de Oliveira – 95p.).

Kelson Aragão, advogado em São José do Rio Preto/SP, ganhou a obra "Palavras do Amigo aos Estudantes de Direito" (Juarez de Oliveira – 167p.).

5º dia de sorteio (15/05) :

Renata Viana Machado, advogada em Guarulhos/SP, ganhou a coleção de obras do mestre Goffredo Telles Jr..