sobre Goffredo Telles Junior

Sorteio Especial - Semana Goffrediana

Para celebrar a Semana Goffrediana, os migalheiros poderão concorrer a obras do mestre Goffredo Telles Junior.

Terá prêmio durante toda a semana, sorteando duas obras distintas a dois migalheiros contemplados por dia. Já na sexta-feira, um sortudo será premiado com a coleção de obras do professor Goffredo, incluindo o lançamento da Editora Migalhas "Doze Trabalhos - Caminhos do Brasil".

Se cadastrando uma única vez, você concorre em todos os sorteios. Basta torcer para ser o grande premiado.

Confira as obras que serão sorteadas ao longo da semana :

"Carta aos Brasileiros - 1977" (Juarez de Oliveira – 95p.). O famoso documento de 1977 tornou-se marco decisivo no processo de abertura democrática no país. Na plena vigência do regime de ditadura militar, o professor Goffredo leu, no pátio da Faculdade de Direito da USP, diante da grande multidão de estudantes, de gente do povo, de altas personalidades e de jornalistas, sua "Carta aos Brasileiros".

"Pois bem, a ordem vigente no Brasil, fundada na doutrina da segurança nacional, era uma ordem política que nos era imposta pela força de um governo absolutista: uma ordem que não admitia contestação, que não tolerava oposição vitoriosa, e que se apoiava em aparelhos repressivos. Era uma ordem agressiva e constrangedora, cega para os Direitos Humanos – contrária à ordem democrática."

"Estudos" (Juarez de Oliveira – 251p.). Em exposição sintética, o autor recapitula suas lições sobre o primeiro mandamento, a norma jurídica, a distinção entre autorizamento e autorização, as condições da validade das leis, a filosofia do Direito, os direitos humanos e difusos, a definição da Justiça, entre outros.

A obra trata de uma definição de princípios, sendo uma síntese enxuta do pensamento do autor, na área da Ciência do Direito.

"A sociabilidade própria dos seres humanos, a convivência norteada pelo bem-comum como condição do bem individual das pessoas, o regime da recíproca dependência, o sistema de direitos e deveres entrelaçados, tudo isto exige, como é óbvio, regulamentação adequada, ordenação congruente. Exige disciplinação racional."

"O Povo e o Poder" (Juarez de Oliveira – 2ª edição – 128p.). Para projetar metas e programar mudança, a obra propõe a criação de um novo órgão, uma assessoria ilustre, totalmente apartidária, ligada diretamente ao presidente da República.

É apresentada soluções realistas da democracia participativa, em que os grupos sociais são reconhecidos como centros naturais de irradiação normativa. Tais centros, verdadeiras Instituições Representativas, teriam o direito de apresentar projetos de lei ao Congresso Nacional.

"Mudar! Mudar a filosofia do governo! Abandonar mitos e ficções! Abandonar a democracia do 'faz de conta'. Dar vida ao princípio constitucional de que 'Todo o poder emana do povo e em seu nome é exercido'."

"Palavras do Amigo aos Estudantes de Direito" (Juarez de Oliveira – 167p.) é parte de uma coleção de cinco dissertações proferidas pelo professor Goffredo para grandes grupos de estudantes de Direito, em visita ao mestre.

O texto, revisto pelo professor, conversa toda espontaneidade da explanação oral. Tratando-se de demonstrações da importância do curso de Direito e do valor da disciplina da convivência humana, são também expostas matérias de revelações de conhecimentos básicos e consequente sublimação da cultura do verdadeiro jurista.

"De fato, a convivência é uma imposição da nossa natureza. O ser humano é social por natureza. É um animal político, já ensinava Aristóteles. É um animal destinado a viver na 'polis' – na cidade, ou seja, na sociedade."

"Evocações" (Editora Migalhas – 208p.) reúne textos de amigos e antigos alunos do Professor Goffredo, narrando memórias únicas do Mestre e seu legado para o Direito e o país.

A obra traz a visão de seus antigos alunos sobre a realidade que o Professor já havia confidenciado em seu livro de memórias: seu amor pela Faculdade, sua esperança de formar gente, pessoas dignas de sua humanidade, estadistas para o Brasil.

"Uma vida em que o Amor é a palavra-chave, tal é o tema deste livro, tal é o sentimento que inspirou seus autores a apresentar aos mais jovens a principal lição do Professor Groffedo."

"Doze Trabalhos – Caminhos do Brasil" (Editora Migalhas – 207p.). Escrito há tantas décadas, a obra surpreende pela atualidade: são produções de um incansável defensor do Brasil e do melhor para seu povo, que descortina as engrenagens de um Estado Democrático de Direito – o de mentira e o de verdade.

Como afirma o próprio autor, "a Democracia que desejamos para o Brasil não é uma Democracia de mentira. Não queremos uma simples volta à Democracia das ficções clássicas, nem aceitamos a máscara de uma Democracia de rótulo. O que queremos é uma Democracia em consonância com as realidades de nossos tempos".

É preciso perscrutar com os olhos bem abertos e a mente livre de preconceitos as reflexões de um brasileiro que dedicou a vida ao ensino da Disciplina da Convivência.

__________

Ganhadores

1º dia de sorteio (9/8) :

Andre Pacces, de SP, ganhou a obra "Carta aos Brasileiros - 1977" (Juarez de Oliveira – 95p.).

Leandro Morett Goes, de Maringá/PR, ganhou a obra "Estudos" (Juarez de Oliveira – 251p.).

2º dia de sorteio (10/8) :

Thiago Geovane Rocha Gonçalves, de Contagem/MG, ganhou a obra "Palavras do Amigo aos Estudantes de Direito" (Juarez de Oliveira – 167p.)

Thays Ribas, advogada em Ivaí/PR, ganhou a obra "O Povo e o Poder" (Juarez de Oliveira – 2ª edição – 128p.)

3º dia de sorteio (11/8) :

Pablo David Henden, oficial da PM em Timbó/SC, ganhou a obra "Carta aos Brasileiros - 1977" (Juarez de Oliveira – 95p.).

Bárbara Leticia Silva Neves, de Parnaíba/PI, ganhou a obra "Evocações" (Editora Migalhas – 208p.).

4º dia de sorteio (12/8) :

Cássio Colombo Filho, desembargador do TRT da 9ª região, em Curitiba/PR, ganhou uma coleção de obras do mestre.