sobre Goffredo Telles Junior

A Folha Dobrada, de Goffredo Telles Junior, é relançada em edição comemorativa

Agraciado pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio José Ermírio de Moraes, o livro "A Folha Dobrada – Lembranças de um Estudante", de Goffredo Telles Junior (1915-2009), ganha nova edição 20 anos após a primeira. O autor, Professor-Símbolo das Arcadas, a tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), será homenageado na oportunidade do lançamento.

Goffredo Telles Junior, neto da grande dama Olivia Guedes Penteado, lecionou por quase meio século na Faculdade de Direito. Após a aposentadoria compulsória, continuou a lecionar a "Disciplina da Convivência Humana" a numerosos discípulos, em seu próprio escritório, no famoso "Círculo das Quartas-Feiras".

Em 8 de agosto de 1977, em plena ditadura militar, no histórico Pateo das Arcadas, Goffredo Telles Junior proferiu para uma multidão a célebre "Carta aos brasileiros", na comemoração do Sesquicentenário da Fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil. O documento se tornou marco decisivo no processo de abertura democrática no país.

A gênese da Carta, aliás, é uma das mais belas passagens de "A Folha Dobrada – Lembranças de um Estudante", obra que transcende o relato autobiográfico ao compilar os principais acontecimentos políticos do país no século XX, contextualizando-os por meio do olhar límpido e da escrita vivaz do Mestre Goffredo.

E a palavra "Mestre" não é usada em vão: Goffredo foi responsável pela formação de gerações ímpares das Arcadas, de ministros do Supremo e Tribunais superiores aos advogados mais renomados do país. Não à toa, quem assina o prefácio da nova edição é o professor emérito da USP, membro da ABL e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer, aluno de Goffredo. Para Lafer, "é a marca identificadora de uma perspectiva o que caracteriza A Folha Dobrada. Nela se fundem o vivido e o pensado sobre o Brasil, o Direito, a Filosofia e a Cultura no percurso existencial rico e interessante como foi o do Prof. Goffredo, enraizado no cenário do nosso país desde a década de 1920”.

O lançamento da nova edição será precedido por uma Mesa de homenagens. Sob o título "Recordar é Viver", a abertura da homenagem será do professor Otavio Pinto e Silva, que também assina a Apresentação da nova edição de "A Folha Dobrada". Em seguida, o professor Celso Campilongo fará uma exposição sobre o Mestre Goffredo e a Introdução ao Estudo do Direito. Guilherme Assis de Almeida falará sobre o Professor e os Direitos Humanos; Maria Paula Dallari Bucci abordará a atuação do professor na defesa do Estado Democrático de Direito e, encerrando a Mesa, Flávio Straus contará a história do Círculo das Quartas-Feiras.

A Mesa, às 17h, será no Auditório Goffredo da Silva Telles Junior. Na sequência, às 18h, a elegante Sala Visconde de S. Leopoldo será palco do coquetel de lançamento do livro.

Lançamento:

"A Folha Dobrada – Lembranças de um Estudante", de Goffredo Telles Junior

Prefácio de Celso Lafer
Apresentação de Otavio Pinto e Silva

Editora Migalhas

Páginas: 1.120

Data: 6 de agosto, na Faculdade de Direito da USP

17h – Mesa: A obra do Professor Goffredo (Auditório Goffredo da Silva Telles Junior)

18h – Coquetel de lançamento (Sala Visconde de S.Leopoldo, 1º andar)

Informações:

(16) 3617-1344 / [email protected]

____________________